Entendendo a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Entendendo a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

O diagnóstico da DPOC leva em conta os sinais e sintomas apresentados pelo paciente e a exposição aos fatores de risco, como tabagismo, fumaça de lenha ou carvão, entre outros.

O principal exame usado para confirmar o diagnóstico de DPOC é chamado espirometria. Neste exame, a pessoa sopra em um tubo conectado a uma pequena máquina, que mede o quão bem os pulmões estão funcionando.

Algumas pessoas também podem precisar de exames de imagem ou de sangue para complementar a avaliação ou afastar outros diagnósticos possíveis.

Os tratamentos para a DPOC ainda não podem curar a doença, mas podem retardar a piora e controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Os medicamentos que ajudam a abrir as vias aéreas ou reduzir a inflamação podem ajudar os pacientes a respirar mais facilmente.

A reabilitação pulmonar é parte fundamental do tratamento de pessoas com DPOC. Os rogramas de reabilitação ajudam o paciente a aprender novas estratégias de respiração, melhorar a resistência e a força dos músculos de seu corpo e se mover de forma a preservar sua energia. Eles também incluem cuidados de saúde mental e aconselhamento nutricional.

Em casos de doença mais grave, os pacientes com DPOC podem precisar de oxigênio para ajudá-los a respirar melhor. A cirurgia também é indicada em casos selecionados.